top of page

Fita Vida

Gil Nuno Vaz



Canção finalizada em 2014, um breve experimento sobre os conceitos de surdo e sonoro, na acústica, e no canto em especial. As duas fontes de emissão (instrumento e voz) convergem para outro conceito (isomerismo) que busca articular a linguagem verbal e a linguagem musical.


Isomerismo, ou isomeria, é o fenômeno apresentado por duas ou mais substâncias que têm os mesmos átomos na molécula, mas com diferentes disposições espaciais ou com diferentes ligações. O conceito, transposto para o âmbito das possibilidades de interação entre os signos verbal e musical, pode ser aplicado a composições em que ambos os signos compartilham uma mesma qualidade da matéria acústica, seguindo entretanto disposições independentes no discurso verbo-musical.


Fita Vida: uma canção isômera.

Reflexões sobre a criação da canção Fita Vida.

Esta pequena canção foi escrita a partir de reflexões sobre uma característica fonética dos sons verbais: a distinção fonêmica operada pela comutação de sons surdos e sonoros. Por exemplo, a diferença fonética que existe entre as palavras fita e vida, do título da canção. O que as diferencia foneticamente é, respectivamente, a comutação da qualidade surda da letra “l” pela qualidade sonora da letra “v”, o mesmo acontecendeo respectivamente com as letras “t” e “d”. No primeiro caso (“f” e “v”), ambas são labiodentais, produzidas no mesmo ponto de articulação, encontro do lábio com os dentes. No segundo caso (“t” e “d”), ambas são linguodentais, produzidas pela articulação da língua com os dentes. Na fonética da língua portuguesa, existem doze consoantes produzidas com o mesmo tipo de articulação (modo e ponto), distinguindo-se apenas pelo papel das cordas vocais (surdo ou sonoro). O quadro abaixo esquematiza esse conjunto fonêmico, mostrando que as doze consoantes são, na realidade, seis fonemas básicos emitidos sem (surdos) ou com (sonoros) vibração das cordas vocais. O poema Fita Vida, cujo título já opera essa condição acústica, utiliza estritamente esses doze sons consonantais, combinados segundo essas características de emissão fonética (o “m” e o “n” na mesma sílaba é apenas indicação de nasalação da vogal que antecede

FITA VIDA o fiapo a cisão o umbigo o vagido cantochão Na sequência, as três consoantes são surdas até o meio da palavra do segundo verso (cisão). Daí até a palavra vagido, todos as consoantes (seis) são sonoras. A palavra cantochão retoma as três consoantes surdas que estavam faltando. Quando as palavras com consoantes surdas são cantadas, a parte do piano é tocada em surdina (una corda). Quando as palavras com consoantes sonoras são tocadas, a parte do piano é tocada com o uso do pedal. O que resulta dessa interação é uma espécie de isomerismo poético-musical. Isomerismo, ou isomeria, é o fenômeno apresentado por duas ou mais substâncias que têm os mesmos átomos na molécula, mas com diferentes disposições espaciais ou com diferentes ligações. O conceito é aplicado aqui pelo fato de que ambos os signos (poético e musical) compartilham uma mesma qualidade acústica da matéria sonora, mas seguem disposições independentes no discurso da canção. Outro fator de interação diz respeito à escolha da escala hexafônica para as construções melódicas, permitindo uma vinculação de cada uma das seis notas com cada um dos seis tons da escala (em dois registros), trabalhando-se ainda o sentido ascendente ou descendente como fator de contraposiçao entre os sons surdos e sonoros.



Na canção Fita Vida, o piano tempera o uso do pedal normal com o pedal una corda (surdina), conforme o poema vai emitindo sons surdos ou sonoros, segundo a sequência do poema:


FITA VIDA


o fiapo

a cisão

o umbigo

o vagido cantochão


O poema utiliza doze sons consonantais, agregados por características de emissão fonética, no quadro a seguir:



O quadro mostra que as doze consoantes são, na realidade, seis fonemas básicos emitidos sem (surdos) ou com (sonoros) vibração das cordas vocais.


FITA VIDA


o fiapo o ia o

a ci ao a i ão

o u i o o umbigo

o a i o ca tochao o vagido an o ão




bottom of page