top of page

A Quem Quer Todas as Notas


Peça escrita em 2003 por convite do pianista Antônio Eduardo, para integrar um projeto de composições inspiradas na Bossa Nova.


Logo me veio à mente o Samba de Uma Nota Só, de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça, uma das mais representativas criações do gênero.


E me veio também uma abordagem conceitual, numa direção oposta. Se o Samba de Uma Nota Só não é, de fato, feito de uma nota só, por que não tomar a ideia do verso inicial da última estrofe da letra (E quem quer todas as notas...) e oferecer todas as notas (que, de fato, não são todas) uma de cada vez? Adotei assim a técnica do one key piano para fazer uma recomposição, numa tessitura ampliada, do Samba de Uma Nota Só.


Mantive a mesma estrutura rítmica da composição que tomei como referência, bem como o padrão de repetição frásica, com o intuito de projetar uma espécie de sombra sonora evanescente de fundo. E na parte central, citei nota por nota a melodia original, escamoteada por meio de saltos abruptos de altura que enevoam a percepção melódica.


Posteriormente, a peça foi integrada a um ciclo de canções em elaboração, abrindo a sequência de seis peças que compõe esse ciclo, então denominado DUAS VEZES TRÊS CANÇÕES FORA DE TOM.


Pianista Antônio Eduardo toca A Quem Quer Todas as Notas, no Theatro Guarany (Santos, 31/10/2010), na programação da mostra Nova Consonância - A música do Século XXI.


Composição de Gil Nuno Vaz, escrita em 2003, para o projeto Série Bossa Nova, do pianista Antonio Eduardo, que interpreta a peça no Teatro Guarany, em Santos (SP), em 30/10/2010 (no concerto "Canções de um Outro Oriente")..



Vídeo de A Quem Quer Todas As Notas, com ilustração da partitura, no canal da Instituto Piano Brasileiro. Interpretação de Antônio Eduardo.






Esta composição para piano solo foi escrita em 2003, e dedicada ao pianista Antônio Eduardo, para o seu projeto "Série Bossa Nova". A estreia aconteceu em Santos, na Pinacoteca Benedicto Calixto, em 02/11/2003.

Integra os seguintes álbuns:

DUAS VEZES TRÊS CANÇÕES FORA DE TOM, um ciclo de seis canções inspiradas em composições de Antônio Carlos Jobim


bottom of page